Ação de Curta Duração gratuita para docentes do ensino básico e secundário

12 de Novembro de 2016, no Observatório do Lago Alqueva – OLA

O projeto Space Awareness visa inspirar os mais novos para áreas relacionadas com a ciência, tecnologia e o Espaço, colocando-os a par das opções de carreira disponíveis neste sector, da relevância das ciências espaciais nas suas vidas e estimulando o seu sentido de cidadãos do mundo. Pretende-se que os professores valorizem o potencial da utilização do Espaço para uma educação multidisciplinar, incluindo disciplinas não científicas, e ganhem confiança em utilizar os recursos produzidos pelo projeto para a educação.

Esta formação pode ser reconhecida e certificada como uma Ação de Curta Duração para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente, segundo o Regime Jurídico da Formação Contínua (RJFC), nos termos do despacho nº 5741/2015 de 29 de Maio, retificado pela Declaração de retificação nº 470/2015 de 11 de Junho.

 

INFORMAÇÃO PRÁTICA

Destinatários: 230 2º ciclo, 420, 500, 510, 520 3º ciclo e secundário

Centro de formação: NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia
Registo nº CCPFC/ENT-AP-0402/16
Validade: 2019-06-27

Data e horário: 12 novembro 2016 (sábado)

11h – 13h – Sessão 1
13h – 15h – Intervalo para Almoço
15h – 19h – Sessão 2
19h – 21h – Intervalo para Jantar
21h – 22h – Café Ciência, «Europa em Marte», José Saraiva
22h – 00h – Observações

 

Inscrição: a ação é gratuita porque realizada no âmbito do projeto Space Awareness mas é necessária uma inscrição por motivos logísticos e também para registo junto do CCPFC.

Preencha o formulário no final desta ligação para efectuar a sua inscrição.

O curso só se realizará com o mínimo de 10 inscritos.

NOTA IMPORTANTE: as noites em novembro são já bastante frias e é altamente recomendável o uso de agasalhos quentes aquando das observações.

OBJETIVOS

Com esta sessão pretende-se que os participantes:

  • possam valorizar o potencial da utilização de temas sobre o espaço para a ensino de diferentes disciplinas, incluindo disciplinas não científicas;
  • explorem diferentes tópicos da exploração espacial e da astronomia e as suas ligações às matérias curriculares;
  • ganhem experiência em implementar atividades hands-on incorporando a metodologia de Inquiry;
  • acedam e ganhem confiança e experiência em usar os recursos do projeto Space Awareness no ensino.

PROGRAMA (6h)

Abertura e apresentações (45 min) – Questionário de avaliação pré-sessão. Apresentação dos participantes. Introdução ao projeto Space Awareness. Apresentação detalhada da sessão e seus objetivos.

Modulo 1: Metodologia Inquiry (45 min) – Familiarização com a metodologia Inquiry Based Science Education (IBSE) e como trabalhá-la na sala de aula.

Modulo 2: Ciências do espaço e educação (45 min) – Introdução à ligação entre as Ciências do espaço e as matérias curriculares. Atividade: criação de uma banda desenhada com uma notícia do Space Scoop usando a ferramenta Toon Doo.

Modulo 3: O nosso Universo Maravilhoso (1h15) – Tópicos curriculares relacionados com o nosso Universo e como desenvolvê-los em diferentes disciplinas e níveis. Missões de exploração do espaço em curso. Implementação de uma atividade do Space Awareness: “Vamos medir o diâmetro Solar!” (se o tempo não o permitir, outro recurso será escolhido).

Modulo 4: Planeamento de uma atividade (2h) – Exploração dos recursos do Space Awareness e planeamento de uma atividade para implementação na sala de aula.

Avaliação e encerramento (15 min): Questionário de avaliação da sessão. Marcação da data de reunião on-line de seguimento. Encerramento.

Em data a definir Reunião online (< 1h) para discutir a implementação das atividades na sala de aula e partilhar sucessos e desafios.

 

Para saber mais  sobre o NUCLIO ou sobre o projeto Space Awareness clique nas imagens seguintes.

copy-copy-nuclio_branco2 logo_space_awareness-300x172

 

Data / Hora
Date(s) - 12/11/2016
11:00 - 23:59

Categorias


Map Unavailable