MonsarAstro

02/09/2022 - 04/09/2022 @ 14:00 - 13:00 -

Nos dias 2,3,4 de Setembro realiza-se em Reguengos de Monsaraz e no Observatório do Lago Alqueva uma festa das estrelas com a participação de investigadores e astrónomos amadores e todos aqueles que queiram partilhar as suas experiências de observação e fotografia astronómica. Entrada livre mas requer inscrição.

MonsarAstro

When

02/09/2022 - 04/09/2022    
14:00 - 13:00

Event Type

Nos dias 2,3,4 de Setembro realiza-se em Reguengos de Monsaraz e no Observatório do Lago Alqueva uma festa das estrelas com a participação de investigadores e astrónomos amadores e todos aqueles que queiram partilhar as suas experiências de observação e fotografia astronómica. Entrada livre mas requer inscrição.

Programa

Sexta-feira, 2 de Setembro

16h00 – Boas vindas (observatório do Lago Alqueva)
16h10 – Apresentações
      – A meteorologia espacial um novo desafio global – Teresa Barata
      – Astronomia por terras de Moimenta da Beira – Paulo Sanches
      – A Terra plana afinal é redonda – Maurício Rebocho
19h00 – Jantar
21h00 – Observações astronómicas (plataformas do OLA)

Sábado, 3 de Setembro

9h00 – 12h00 – Visita a Monsaraz, cromeleque do Xerez, Casa do Barro, CARMIM (Autocarro disponível. Ponto de encontro no parque de estacionamento do OLA)
14h00 – Abertura no Cineteatro de Reguengos de Monsaraz
14h30 – Apresentações
      – À descoberta de exoplanetas com o CHEOPS e o ESPRESSO – Sérgio Sousa
      – No interior do cone de sombra: Eclipses do Sol e da Lua – Pedro Ré
      – Calendários, asteroides e wifi: a astronomia ao serviço de todos – Catarina Leote
15h30 – Intervalo
16h00 – Apresentações
      – À descoberta do Universo com o Euclid – António da Silva
      – Fotografando o Cosmos – Carlos Fairbairn
      – Vamos apagar as luzes para acender as estrelas! – Nelson Correia
      – A navegação astronómica nos Descobrimentos – Rui Agostinho
17h30 – Viagem para o Observatório do Lago Alqueva (Autocarro disponível)
18h00 – Montagem de tendas. Montagem de telescópios. Bancas com produção e artesanato local. Animação musical.
19h00 – Jantar bifana
20h30-6h00 – Observações astronómicas

Domingo, 4 de Setembro

7h00 – 9h00 – Passeio de observação de aves no Observatório do Lago Alqueva
10h00 – 13h00 – Visita a Mourão e Museu da Luz (Autocarro disponível. Ponto de encontro no parque de estacionamento do OLA)

Alojamento. Existem várias possibilidades para pernoitar próximo do observatório. Veja algumas das nossas recomendações aqui. Também é possível acampar no terreno do OLA.

As viaturas com telescópio podem entrar no parque em direção às plataformas de observação até às 19h00. Só podem abandonar o recinto de madrugada.

Entrada para o encontro: 0€.

Para se inscrever no MonsarAstro proceda, por favor, ao preenchimento desta ficha.

Mais informações, contacte-nos no endereço monsarastro @ olagoalqueva.pt ou telefone 962293065.

Palestrantes

Pedro Ré

é doutorado em Ecologia Animal, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Actualmente é Professor Catedrático do Departamento de Biologia Animal da mesma Faculdade. Interessa-se por Astronomia há cerca de 40 anos e desde cedo começou a fotografar o céu. É o presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores.

Catarina Leote

licenciou-se em Oceanografia, pela Universidade do Algarve, e obteve o seu doutoramento em Biogeoquímica Marinha em 2015, pela Universidade de Utrecht, na Holanda. Atualmente integra o grupo de comunicação de ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Rui Agostinho

é Professor Auxiliar no Departamento de Física (DF) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Doutorou-se em Astrofísica/Física na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, EUA. Foi o responsável pela manutenção da Hora Legal Portuguesa no OAL e do Serviço de distribuição da Hora Legal ao país via internet, em modo seguro às instituições e firmas portuguesas.

Teresa Barata

é investigadora do IA / Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Ciências de Engenharia pelo Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa em 2001. Os seus atuais interesses de investigação centram-se na análise de imagem, atividade solar, meteorologia espacial e os seus impactos em setores económicos. É atualmente Subdiretora do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC) e também Coordenadora Nacional da International Space Weather Initiative (ISWI) para Portugal.

Sérgio Sousa

é investigador no IA e completou o doutoramento pela Universidade do Porto em 2008/2009. Os interesses de investigação atuais focam-se em sistemas planetários. Em particular na caracterização de estrelas com planetas detetados. Planeia trabalhar na deteção e caracterização de novos sistemas planetários. É coordenador da caracterização das estrelas a serem observadas pela a missão CHEOPS e é também membro da equipa cientifica do ESPRESSO. Desde 2018 é o representante nacional para o comité científico e técnico do ESO (STC) e é também membro do sub-comité ELT.

António da Silva

é investigador do IA e lecciona na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutorou-se na Universidade de Sussex no Reino Unido. Os seus interesses de investigação estão relacionados com a cosmologia e a evolução acelerada do Universo. É o representante nacional da missão Euclid.

Carlos Fairbairn

trabalha na área ambiental e é apaixonado por fotografar estrelas, galáxias e fenómenos astronómicos. Vê a fotografia de céu noturno como grande fomentadora do interesse educacional para temas ligados à astronomia e às ciências em geral. As suas imagens astronómicas são publicadas em diversos veículos de comunicação nacionais e internacionais tais como a “Astronomy Picture of the Day” do site na NASA. Em 2016 Carlos, o foi condecorado como vencedor no prestigiado concurso “Astronomy Photographer of the Year”, sediado no Observatório de Greenwich, em Londres, na categoria Sir Patrick Moore’s.

Nelson Correia

é professor de Física e Química no Agrupamento de Escolas Gil Paes, em Torres Novas, onde também coordena os projetos Eco-Escolas, Erasmus+, Clube de Ciência Viva na Escola LabMaker e Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola. É membro do NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação, onde coordena o projeto Dark Skies Rangers sobre poluição luminosa. Possui mestrado em Engenharia Sanitária e licenciatura em Bioquímica.

Paulo Sanches

é professor de Física e Química no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, desde 1998. Licenciou-se em Química na Universidade do Porto. É o responsável pelo evento nacional “Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira”, que já se realiza desde 2009, e pelo “Sistema Solar à escala do Concelho de Moimenta da Beira”, inaugurado em 2017. É co-fundador e coordenador, desde 2009, do Projeto de Ciências Experimentais – Eureka Júnior, que leva a todas as turmas do Pré-Escolar e 1ºCiclo do Agrupamento o fascínio da Ciência. É formador certificado pelo CCPFC, desde 2013, colaborando diretamente com o Centro de Formação de Associação de Escolas do Douro e Távora, no qual exerce atualmente a função de Embaixador Digital, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital.

Localizações


Organização