Newsletter – Mar 2018

Newsletter Março 2018

Observatório do Lago Alqueva - OLA
Novidades
“Mais Perto do Céu” na Rádio Corval
O OLA colabora agora semanalmente com a Rádio Corval, uma rádio local, através da rubrica “Mais Perto do Céu”. Nesta rubrica, a equipa do OLA apresenta as actividades previstas para essa semana, bem como notícias recentes do mundo da Astronomia. A emissão semanal ocorre às quintas-feiras, pelas 9h15, com repetição pelas 18h15. Para acompanhar esta colaboração, pode ouvir a emissão online da Rádio Corval.
OLA desenvolve observações solares para escolas do Alentejo
Em Fevereiro o OLA recebeu a visita dos alunos da Freguesia de Monsaraz, que vieram descobrir de que é feito o Sol e realizar actividades sobre a formação da Lua. Visitaram também o OLA os alunos das escolas de Oríola e de S. Bartolomeu do Outeiro, que vieram conhecer o OLA e observar as gigantescas proeminências solares.
Em Março e Abril, o Observatório do Lago Alqueva espera por si!
Sessão de observação noturna – De terça a sábado
às 18h30 (até 23 de Março)
às 21h30 (a partir de 26 de Março)

Um passeio pelo magnífico céu noturno da Reserva Dark Sky Alqueva, onde se pode aprender a orientação pela polar, identificar as constelações e conhecer as suas lendas, relacionar a cor das estrelas com as suas idades, observar enxames de estrelas, nebulosas e galáxias distantes com a ajuda de telescópios. As explicações são feitas em linguagem acessível pelos guias do OLA.
Sábados às 16h30
Astrónomos de palmo e meio
Nestas actividades os pequenos cientistas aprendem mais sobre Ciência e Astronomia de forma divertida num ambiente descontraído.

10 e 11 Mar – Curso de Astronomia – Módulo III: Do Big Bang às Galáxias.
Este terceiro módulo de três, é ministrado pelo Dr. Nelson Nunes (IA/U. Lisboa e OLA). Esta sessão será dedicada à Cosmologia, a evolução do Universo e a formação de estrutura.Para mais informações consulte a página do curso no nosso site.
17 Mar às 18h30 – Café Ciência
“António Gião” – Prof. Carlos Fiolhais
O prof. Carlos Fiolhais da Universidade de Coimbra, irá levar-nos a conhecer melhor o Físico Reguenguense António Gião, autor de uma vasta obra em várias áreas da Física que se correspondeu com Einstein.
23 Mar às 21h30  – Astrofotógrafo por uma noite
Em apenas duas horas, os participantes aprendem e praticam no parque do OLA as definições que as máquinas fotográficas devem ter para se iniciarem na astrofotografia de paisagem. Inscrições limitadas a um máximo de 5 participantes.
24, 31 Mar e 7, 14 Abr – Curso de Guias do Céu
Ao longo de quatro sábados, os participantes aprendem astronomia e desenvolvem a habilidade de comunicar ciência. Consulte a página do curso para mais informações sobre como participar e torne-se membro da equipa do OLA.
31 Mar das 10h às 11h – Observação Solar na Casa Saramago
Descubra a nossa estrela o Sol, e observe através de telescópios seguros as manchas solares, protuberâncias e filamentos. Estas observações têm lugar na Casa Saramago, unidade hoteleira próxima ao OLA e está aberta a qualquer visitante. Entrada livre.
De 7 para 8 Abr – Astrónomo por uma noite
Na noite de 7 para 8 de Abril os participantes são os astrónomos de serviço do OLA. Aprendem a manusear o telescópio  principal do OLA, a obter imagens e a processá-las a fim de obterem imagens soberbas de galáxias e nebulosas distantes que podem levar consigo. Inscrições limitadas a um máximo de 5 participantes.
14 Abr às 19h00 – Café Ciência – 2019: 50 anos do Homem na Lua e 100 anos de Eddington no Príncipe
Por José Saraiva, Joana Latas e Rosa Doran. Neste café ciência pretendemos destacar dois importantes aniversários: os 50 anos da primeira vez que o Homem pisou a Lua e o centenário do eclipse solar de 29 de Maio 1919, que permitiu validar experimentalmente a Teoria da Relatividade Geral de Einstein.
14 Abr – Maratona de Messier OLA
Uma noite, 110 objectos de céu profundo – Na noite de 14 de Abril, o OLA tem um desafio para si. Observar os 110 objectos de Messier pelo telescópio visualmente no tempo que vai do pôr-do-sol ao nascer do Sol. O Observatório estará aberto toda a noite de 14 para 15 de Abril. Para mais informações, consulte a página do evento aqui.
De 20 para 21 Abr – Astrofotógrafo por uma noite
Em apenas duas horas, os participantes aprendem e praticam no parque do OLA as definições que as máquinas fotográficas devem ter para se iniciarem na astrofotografia de paisagem. Inscrições limitadas a um máximo de 5 participantes.

 

Monsaraz N 38° 26′ 35.5″ W 7° 22′ 01.5″
www.olagoalqueva.pt +351 960361906 Last2Ticket

Subscreva a nossa Newsletter

About the author: Observatório do Lago Alqueva