Sábados Astronómicos

Todos os sábados à tarde, das 16h30 às 17h30, o OLA realiza actividades para crianças, onde os pequenos cientistas aprendem mais sobre Ciência e Astronomia de forma divertida num ambiente descontraído.

Requere inscrição para geral @ olagoalqueva.pt.

Preçário: 4€ por jovem dos 6 aos 14 anos.

 

11 Maio – Passeio pelo Sistema Solar: Uma viagem de Mercúrio a Plutão e mais além

O sistema solar visto em detalhe. Os planetas são apresentados um a um e analisadas as suas características físicas e particularidades distintivas. A atividade pode ser feita com recurso a software ou durante uma visita ao nosso sistema solar à escala.

 

10-kg-weight-hi18 Maio – Balança Interplanetária

Nesta atividade os alunos são introduzidos aos conceitos de peso e massa e a relação entre estas duas quantidades e a aceleração da gravidade. É também explorado o conceito de força gravítica e de queda livre.

 

sun-11582_64025 Maio – Observações Solares

Sessões de observação solar, com recurso a telescópios adequados e seguros. É explorada a natureza do Sol enquanto estrela, a sua origem e evolução. São ainda explicados os perigos associados à sua observação.

 

171 Junho – Construção de relógios de Sol

Através da construção de relógios de sol, exploram-se as relações entre dia e noite e a rotação da Terra, bem como a variação da duração dos dias com a inclinação do eixo terrestre e o movimento de translação da Terra.

 

korolev_crater_1038_small8 Junho – Tiro ao alvo – Entender a formação das crateras na Lua

Atividade onde se simulam impactos de meteoritos e a formação de crateras. Analisa-se o efeito que a densidade ou a velocidade de impacto tem na formação da cratera. Explora-se ainda a formação da superfície lunar.

 

Light dispersion of a mercury-vapor lamp with a prism made of flint glass15 Junho – Construção de espectrocópios

A composição da luz e a sua propagação são exploradas nesta atividade através da análise de imagens de arco-íris e da decomposição de luz branca por prismas. Apresenta-se a espectroscopia como forma de obter a composição das estrelas.

 

stellarium-00122 Junho – O céu noturno do Alentejo, mitos e lendas

Com recurso a um programa informático, simula-se o céu noturno visto da Terra e observam-se os planetas, galáxias e nebulosas típicas das sessões de observação.

 

29 Junho – Como funcionam os telescópios do ESO?

A forma como funcionam os nossos telescópios em casa e os maiores telescópios do Mundo e como ampliam a imagem de objectos longínquos será explicada. Também se revelará como os astrónomos encontram novos planetas à volta de outras estrelas.

 

6 Julho – Construção de Noturlábios

Estes instrumentos simples permitem saber as horas pela observação da constelação da Ursa Menor. Serão ainda exploradas questões como a rotação da Terra, a origem do dia e da noite e orientação pela estrela Polar.