Nos dias 11 e 12 de Setembro realiza-se em Barrancos e no Parque de Natureza de Noudar uma festa das estrelas com a participação de investigadores e astrónomos amadores e todos aqueles que queiram partilhar as suas experiências de observação e fotografia astronómica. Entrada livre mas requer inscrição.
Programa
Sábado, 11 Setembro
14h00 – Abertura no Cineteatro de Barrancos
14h30 – Apresentações
“Astronomia XXL” – Alexandre Cabral
“MOONS: um espectrógrafo de última geração para desvendar a evolução das galáxias” – Cirino Pappalardo
15h30 – Intervalo
16h00 – Apresentações
“Há todo um mundo para além de Neptuno” – Nuno Peixinho
“Habitar noutros Mundos” – Pedro Machado
“Como observar e fotografar a nossa estrela” – Pedro Ré
“Astronomia, porquê? Calendários, asteroides e wifi” – Catarina Leote
17h30 – Viagem para o Castelo de Noudar (autocarro disponível)
18h00 – Montagem de tendas. Montagem de telescópios. Bancas com produção e artesanato local. Animação musical.
19h00 – Jantar bifana
20h30-22h30 – Observações astronómicas
Domingo, 12 Setembro
10h00 – 12h00 – Passeio de observação de aves no Parque de Natureza de Noudar
10h00 – 13h00 – Passeio cultural em Barrancos
Alojamento
Existe um conjunto de oferta de alojamento em Barrancos e em Encinasola.
Hotel Agarrocha (em Barrancos) 285 030 543 ; 966 307 700
Casa de Campo “Monte das Tapadas” (em Barrancos) 285 958 449; 962 036 111
Casa Residencial “O quintal” 961736120
Hotel Rincón del Abade (em Encinasola) +34 959 71 45 36
El Rincon del Paraiso, Calle Villanueva nº11, 06134 Valencia del Mombuey, Badajoz, Espanha, +34 924 42 91 77
Casas de São João, Rua São João de Deus, 37, Barrancos, facebook
Também existe a possibilidade de acampar no Parque de Natureza de Noudar perto do castelo na noite do dia 11 a título excepcional no âmbito da participação no evento e apenas na zona indicada para o efeito.
Inscrição
Para inscrição, por favor clique aqui
Mais informações: barrancosmos @ olagoalqueva.pt, 962293065
Palestrantes
Cirino Pappalardo obteve o doutoramento em Astrofísica no Observatório de Estasburgo. Depois de ter trabalhado como analista de dados do telescópio espacial Herschel em Florência, é desde 2013 investigador no Instituto de Astrofisica e Ciencias do Espaço na área de evolução das galaxias. Lidera presentemente um grupo de trabalho no âmbito do projeto MOONS (um espectrógrafo de última geração), do qual Portugal é membro fundador do consórcio responsável pela construção deste instrumento.
Pedro Ré é doutorado em Ecologia Animal, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Actualmente é Professor Catedrático do Departamento de Biologia Animal da mesma Faculdade. Interessa-se por Astronomia há cerca de 40 anos e desde cedo começou a fotografar o céu. É o presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores.
Alexandre Cabral é investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e professor no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). É atualmente o responsável pelo Grupo de Instrumentação do IA onde são desenvolvidos vários instrumentos para astronomia instalados, entre outros, no observatório ESO do Paranal no Deserto de Atacama no Norte do Chile.
Pedro Mota Machado é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e é docente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A sua investigação é focada nas ciências planetárias, mais concretamente no estudo das atmosferas dos planetas do Sistema Solar. É cientista convidado da missão espacial japonesa Akatsuki, fez parte da missão espacial Venus Express da Agência Espacial Europeia (ESA) e é o actual representante em Portugal da missão espacial Ariel que tem como principal objectivo a caracterização das atmosferas de exoplanetas.
Catarina Leote licenciou-se em Oceanografia, pela Universidade do Algarve, e obteve o seu doutoramento em Biogeoquímica Marinha em 2015, pela Universidade de Utrecht, na Holanda. Atualmente integra o grupo de comunicação de ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
Nuno Peixinho é investigador no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, Professor Convidado do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e membro do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.