Conjunção de Saturno e Júpiter

21/12/2020 @ 17:30 - 20:00 -

21 Dezembro. Na noite do Solstício, Saturno e Júpiter estarão tão próximos um do outro que parecerão um planeta duplo muito brilhante.

Conjunção de Saturno e Júpiter

When

21/12/2020    
17:30 - 20:00

Event Type

(crédito da imagem: Carnegie Institution for Science)

Na noite do Solstício, Saturno e Júpiter estarão tão próximos um do outro  que parecerão um planeta duplo muito brilhante.

Na noite de 21 de Dezembro temos um acontecimento raro a acontecer no céu. Saturno e Júpiter estarão separados no céu por menos de 1/5 do diâmetro aparente da Lua. Ao telescópio, eles aparecerão no mesmo campo de visão, a uma distância comparável à distâncias das Luas de Galileu estão de Júpiter. A um fenómeno como este os astrónomos dão o nome de conjunção.

A última vez que estes objectos estiveram assim tão perto foi em 1226, portanto há 800 anos, no tempo em que reinava D. Sancho II em Portugal.

Em 1614, o astrónomo Johannes Kepler quando estudou a grande conjunção de 1603, calculou que uma série de três conjunções dos planetas Saturno e Júpiter deveriam ter ocorrido no ano 7a.C. E argumentou que estas conjunções estariam na origem da estrela de Belém avistada pelos reis magos, como descrito no Evangelho de São Mateus. Com computações mais precisas, hoje sabemos que os planetas estavam na verdade bem afastados e que quem observasse o céu não veria nada de espectacular ou insólito a acontecer.

Este fenómeno de Júpiter e Saturno se encontrarem muito perto um do outro acontece a cada 20 anos aproximadamente. Isto porque a órbita de Júpiter à volta do Sol demora quase 12 anos e Saturno demora quase 30 anos. Então a cada 20 anos, Júpiter apanha Saturno e ultrapassa-o no céu. Claro que isto é apenas aparente porque a distância entre eles ainda é de 450 milhões de Kilómetros. Mas o facto de estarem tão próximos, já é um fenómeno mais raro. A próxima vez que eles aparecerão tão perto no céu será a 15 de Março de 2080, e a seguir, só em 2400!

O Observatório do Lago Alqueva terá as portas abertas no dia 21 a partir das 17h30 para que os visitantes possam observar esta conjunção a olho nu e ao telescópio.