O observatório traz a Noite Europeia dos Investigadores a Monsaraz com um conjunto de actividades experimentais e comunicações por investigadores de diversas áreas.
Programa
16h30 – 19h00 A magia da luz – Alexandre Cabral (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)
A luz é uma ferramenta fundamental na compreensão do mundo que nos rodeia.
Muitos dos fenómenos luminosos, apesar de serem muito simples de explicar cientificamente, transmitem uma magia associada aos efeitos e sensações que nos causam.
Neste evento vamos divertir-nos com pequenas experiências e demonstrações em torno dos conceitos ópticos, desde a simples reflexão à complexa difração… o resto é magia.
21:00 Café Ciência: “Ambiente e cancro” – Sérgio Dias (Instituto de Medicina Molecular)
As doenças oncológicas representam uma das maiores causas de morte no mundo. O impacto, social e económico, que o Cancro tem sobre a humanidade, é abrangente e muito significativo. As principais causas do aparecimento e aumento do Cancro, notório nas últimas décadas, dizem respeito ao impacto que o ambiente tem sobre a nossa saúde. Os raios ultravioleta, a exposição a alguns agentes químicos e físicos, traduzem-se num aumento de casos de Cancro, e consequentemente aumento de morbilidade, mortalidade, e impacto sobre a economia. A investigação científica e os cuidados de saúde avançados, são essenciais para a compreensão, o diagnóstico e o tratamento adequado do Cancro. Na minha palestra procurarei explicar algumas das relações complexas entre o ambiente e o Cancro dando realce ao papel desempenhado pela investigação científica.
21h30 – 24h00 Observações noturnas ao telescópio
Entrada livre.
Inscreva a sua escola em geral @ olagoalqueva.pt.
Alexandre Cabral
É investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e professor no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). É atualmente o responsável pelo Grupo de Instrumentação do IA onde são desenvolvidos vários instrumentos para astronomia instalados, entre outros, no observatório ESO do Paranal no Deserto de Atacama no Norte do Chile.
Sérgio Dias
É Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1994. Posteriormente, obteve o doutoramento em “Tumor Immunology” pela University College London, tendo desenvolvido o seu trabalho laboratorial no Fran Balkwill´s Lab, no Imperial Cancer Research Fund, Londres, Reino Unido (1995-1998). Ele fez seu pós-doutorado com Shahin Rafii na Cornell University Medical College em Nova York, EUA (1999-2001). Após a sua formação pós-doutoral regressou (Janeiro de 2002) a Lisboa, Portugal, onde estabeleceu o seu laboratório independente, no Instituto Português de Oncologia (IPO-Lisboa). Foi Investigador Auxiliar do IPO-Lisboa durante 10 anos, Membro Externo do Instituto Gulbenkian Ciência e Diretor do Departamento de Patologia Molecular do IPO-Lisboa durante 8 anos. Ele também foi Professor Auxiliar Convidado na Nova Medical School de 2009-2012. Sérgio Dias é atualmente Investigador Principal do Instituto de Medicina Molecular (IMM) (desde outubro de 2013) e Professor Associado Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Ele também é codiretor do IMM Biobank desde 2014.