À descoberta dos grandes telescópios do Observatório Europeu do Sul

Alexandre Cabral

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

A luz é uma ferramenta fundamental na compreensão do nosso universo. Com os telescópios mais modernos e equipamentos capazes de analisar a luz que nos chega de outras estrelas, foi possível nos últimos anos detectar milhares de planetas a orbitar outras estrelas. A procura de outras Terras tornou-se num dos temas mais quentes da astrofísica moderna, motivando o desenvolvimento de novos instrumentos e missões espaciais.

Nesta palestra iremos abordar de um modo simples a forma como a luz nos permite desvendar alguns dos mistérios do nosso universo, mostrando como exemplo um instrumento actualmente em construção por uma equipa europeia da qual Portugal faz parte.

Alexandre Cabral é Licenciado em Física Tecnológica, e obteve os graus de Mestre e Doutor em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. De 1991 a 2008 foi investigador do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação e em 2009, juntamente com o Laboratório de Óptica, Lasers e Sistemas, foi integrado no Departamento de Física da FCUL onde se encontrar atualmente. É investigador e membro da comissão coordenadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), onde é responsável pelo Grupo de Instrumentação.

Entrada livre.

Data / Hora
Date(s) - 06/05/2017
21:30 - 22:00

Localização
Observatório do Lago Alqueva

Categorias


Carregando mapa ....