Atividades para Escolas

Ano Lectivo 2018 / 2019

No Observatório do Lago Alqueva – OLA encontrará atividades direcionadas para a Astronomia. As atividades são planeadas tendo em conta os diferentes anos lectivos e os planos curriculares das disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química, Física e Matemática.

 

Preçário

Atividade “Observação Astronómica”

Turmas com +12 alunos: 4€ por aluno, grátis 1 educador por cada 12 alunos.

Restantes Atividades

Turmas com +12 alunos: 4€ por aluno (duas actividades), grátis 1 educador por cada 12 alunos.

Acampamento

O OLA disponibiliza espaço e instalações sanitárias para que as turmas possam acampar por uma noite.

 

 

Atividades disponíveis

astronomy_amateur_3_v2Observações Astronómicas

Sessões de observação astronómica noturna, com recurso a telescópios e binóculos. Explicação das constelações visíveis e dos movimentos da esfera celeste.

Do 1º ao 12º ano
sun-11582_640Observações Solares

Sessões de observação solar, com recurso a telescópios adequados e seguros. É explorada a natureza do Sol enquanto estrela, a sua origem e evolução. São ainda explicados os perigos associados à sua observação.

Do 1º ao 12º ano
17Relógios de antigamente – O Sol e a medição do tempo

Através da construção de relógios de sol, exploram-se as relações entre dia e noite e a rotação da Terra, bem como a variação da duração dos dias com a inclinação do eixo terrestre e o movimento de translação da Terra.

Do 1º ao 6º ano
2000px-geometry_of_a_lunar_eclipse-svgUm jogo de sombras – As fases da lua, as estações do ano e os eclipses

Nesta atividade os alunos aprendem porque existe noite e dia, porque muda diariamente a fase da Lua e o que são os eclipses. São usados modelos da Terra e da Lua expostos à luz de um foco que emula o Sol.

Do 1º ao 6º ano
korolev_crater_1038_smallTiro ao alvo – Simular a formação de crateras e entender a superfície da Lua

Atividade onde se simulam impactos de meteoritos e a formação de crateras. Analisa-se o efeito que a densidade ou a velocidade de impacto tem na formação da cratera. Explora-se ainda a formação da superfície lunar.

Do 7º ao 12º ano
10-kg-weight-hiPeso, afinal o que é? – Explorando a relação entre massa, peso e gravidade

Nesta atividade os alunos são introduzidos aos conceitos de peso e massa e a relação entre estas duas quantidades e a aceleração da gravidade. É também explorado o conceito de força gravítica e de queda livre.

Do 7º ao 12º ano
Light dispersion of a mercury-vapor lamp with a prism made of flint glassDescobrir a Luz – O que tem o arco-íris a ver com a composição das estrelas?

A composição da luz e a sua propagação são exploradas nesta atividade através da análise de imagens de arco-íris e da decomposição de luz branca por prismas. Apresenta-se a espectroscopia como forma de obter a composição das estrelas.

Do 7º ao 12º ano
Explorando o Sistema Solar – Uma viagem de Mercúrio a Plutão e mais além

O sistema solar visto em detalhe. Os planetas são apresentados um a um e analisadas as suas características físicas e particularidades distintivas. A atividade pode ser feita com recurso a software ou durante uma visita ao nosso sistema solar à escala.

Do 1º ao 12º ano
stellarium-001 O céu noturno do Alentejo, mitos e lendas

Com recurso a um programa informático, simula-se o céu noturno visto da Terra e observam-se os planetas, galáxias e nebulosas típicas das sessões de observação.

 

Do 1º ao 12º ano
Como funcionam os telescópios do ESO?

A forma como funcionam os nossos telescópios em casa e os maiores telescópios do Mundo e como ampliam a imagem de objectos longínquos será explicada. Também se revelará como os astrónomos encontram novos planetas à volta de outras estrelas.

Do 7º ao 12º ano
Construção de Noturlábios

Estes instrumentos simples permitem saber as horas pela observação da constelação da Ursa Menor. Serão ainda exploradas questões como a rotação da Terra, a origem do dia e da noite e orientação pela estrela Polar.

Do 1º ao 12º ano

Descarregue aqui a nossa brochura com as atividades para escolas