100 Anos de Lentes Gravitacionais

Ismael Tereno

(Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

O fenómeno conhecido por lentes gravitacionais tem origem no desvio da luz por atração gravítica. Desde as observações de Eddington, que celebram agora 100 anos, muitos avanços ocorreram na compreensão e observação das lentes gravitacionais, que estão hoje no centro da missão espacial Euclid, a próxima grande missão de cosmologia da agência espacial europeia.
Esta palestra apresenta o fenómeno e fala de vários tipos de lentes gravitacionais que conhecemos no Universo. Vai também descrever algumas aplicações das lentes gravitacionais que têm contribuído para o avanço do conhecimento sobre o Universo, em particular as utilizadas na missão Euclid.

 

Ismael Tereno é investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e leciona na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Fez doutoramento no Instituto de Astrofísica de Paris, numa das equipas que fez a primeira detecção do efeito de lentes gravitacionais em sistemas cosmológicos. É um dos investigadores responsáveis em Portugal pela missão espacial Euclid.

 

 

 

Data / Hora
Date(s) - 09/03/2019
18:30 - 19:30

Categorias


Mapa não disponível