Coordenação de António Cardoso

Para quem sempre quis escrever sob(re) as estrelas, aqui está uma oportunidade única de o fazer durante um fim de semana inteiro no Observatório do Lago Alqueva, perto de Monsaraz (recentemente eleita uma das 7 Aldeias Maravilha de Portugal).

Nesta oficina vamos explorar várias técnicas de escrita criativa e construção de histórias para partilhar no papel tudo o que nos vai na cabeça sobre os astros, a astronomia ou a ciência em geral, seja no âmbito de um texto de ficção (em poesia ou prosa) ou de divulgação científica.

Durante este fim de semana as sessões de escrita vão ser intercaladas com sessões ao telescópio para a observação do Sol (durante o dia), da Lua, dos planetas e de todos os outros belíssimos fenómenos que o céu nocturno nos tem para oferecer. Vai haver também a oportunidade de trocar ideias sobre os vários temas ligados à astronomia.

Programa

Sábado (dia 4):
11h-13h: Como criar ideias para uma história e escolher entre as várias formas de expressão escrita.

15h-19h: Como desenvolver personagens tridimensionais e construir um enredo empolgante com princípio meio e fim.

Domingo (dia 5):
9h-13h: Como escrever para divulgar a ciência e reconhecer a ténue fronteira entre ficção e realidade.

 

António Cardoso é licenciado em física, doutorado em cosmologia, e tem formação em escrita e realização para cinema e televisão. Fez investigação em cosmologia e física de partículas durante vários anos, escreveu e publicou imensos textos de ficção ao longo da sua vida e filmou alguns filmes documentais. Actualmente escreve pequenos contos e dá formação em escrita criativa e improvisação para teatro.

Inscrição: 50€

Inscrições até 2 de Novembro de 2017 e limitadas a um máximo de 10 participantes. Para fazer inscrição, por favor, envie um email para: geral @ olagoalqueva.pt, com o assunto “escrita criativa”.

 

Data / Hora
Date(s) - 04/11/2017 - 05/11/2017
Todo o dia

Localização
Observatório do Lago Alqueva

Categorias


Carregando mapa ....