Newsletter – Abr 2018

Newsletter Abril 2018

Observatório do Lago Alqueva - OLA
Novidades
O OLA colaborou nas actividades do Dia do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz
No passado dia 22 de Março, o OLA participou no Dia do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz. Ao longo da manhã, mostrámos o Sol de forma segura com recurso a telescópios a algumas centenas de alunos das várias escolas do agrupamento, numa sessão que decorreu na Escola Secundária Conde de Monsaraz.
Olimpíadas Nacionais de Astronomia em Maio no OLA
Nos dias 25 e 26 de Maio, o OLA recebe a Final Nacional das Olimpíadas de Astronomia. Nestes dois dias, os 10 finalistas irão testar os seus conhecimentos astronómicos em duas provas, uma teórica e outra prática. As Olimpíadas Nacionais de Astronomia estão abertas a todos os alunos do ensino secundário nacional e são promovidas pela Sociedade Portuguesa de Astronomia.

Em Abril e Maio, o Observatório do Lago Alqueva espera por si!
Sessão de observação noturna
De terça a sábado às 21h30
Um passeio pelo magnífico céu noturno da Reserva Dark Sky Alqueva, onde se pode aprender a orientação pela polar, identificar as constelações e conhecer as suas lendas, relacionar a cor das estrelas com as suas idades, observar enxames de estrelas, nebulosas e galáxias distantes com a ajuda de telescópios. As explicações são feitas em linguagem acessível pelos guias do OLA.
Sábados às 16h30
Astrónomos de palmo e meio
Nestas actividades os pequenos cientistas aprendem mais sobre Ciência e Astronomia de forma divertida num ambiente descontraído.

De 7 para 8 Abril – Astrónomo por uma noite
Na noite de 7 para 8 de Abril os participantes são os astrónomos de serviço do OLA. Aprendem a manusear o telescópio principal do observatório, a obter imagens e a processá-las a fim de obterem imagens soberbas de galáxias e nebulosas distantes que podem levar consigo. Inscrições limitadas a um máximo de 5 participantes.
14 Abril às 19h00 – Café Ciência – 2019: 50 anos do Homem na Lua e 100 anos de Eddington no Príncipe
Por José Saraiva, Joana Latas e Rosa Doran. Neste café ciência pretendemos destacar dois aniversários importantes que se celebram em 2019: os 50 anos da primeira vez que o Homem pisou a Lua e o centenário do eclipse solar de 29 de Maio 1919, que permitiu validar experimentalmente a Teoria da Relatividade Geral de Einstein.
14 Abril – Maratona de Messier OLA
Uma noite, 110 objectos de céu profundo – Na noite de 14 de Abril, o OLA tem um desafio para si. Observar visualmente ao telescópio os 110 objectos de Messier no tempo que vai do pôr-do-sol ao nascer do Sol. O Observatório estará aberto toda a noite de 14 para 15 de Abril. Para mais informações, consulte a página do evento aqui.
De 20 para 21 Abril – Astrofotógrafo por uma noite
Em apenas duas horas, os participantes aprendem e praticam no parque do OLA as definições que as máquinas fotográficas devem ter para se iniciarem na astrofotografia de paisagem. Inscrições limitadas a um máximo de 5 participantes.
5 Maio – Dia Aberto
O OLA irá comemorar no próximo dia 5 de Maio o segundo aniversário da conclusão do edifício e início oficial de actividade do observatório. Neste dia temos para si muitas actividades, para miúdos e graúdos. Junte-se a nós e venha provar o nosso bolo de aniversário. Mais informações e programa brevemente disponível aqui.
5 Maio às 21h30 – Café Ciência: A história do sextante
O Nelson Nunes (OLA, IA, FCUL) fará um sumário sobre os instrumentos que os navegantes usaram ao longo dos tempos a fim de se determinar a posição em viagem: Kamal, Balestilha, Quadrante, Astrolábio, Sextante, GPS. Vamos explorar como são e como funcionam usando os exemplares do Observatório do Lago Alqueva.
9 Maio às 21h30 – Observação temática: Oposição de Júpiter
Nesta noite o maior planeta do sistema solar atinge a oposição. Isto significa que o planeta se encontrará diametralmente oposto ao Sol, em relação à posição da Terra no sistema solar. Por este motivo, neste dia quando o Sol se puser, Júpiter erguer-se-á no horizonte Este ficará disponível para observação toda a noite. Será uma das melhores ocasiões do ano para observar o maior dos planetas do sistema solar.
De 11 para 12 Maio – Astrónomo por uma noite
Na noite de 11 para 12 de Maio os participantes são os astrónomos de serviço do OLA. Aprendem a manusear o telescópio principal do OLA, a obter imagens e a processá-las a fim de obterem imagens soberbas de galáxias e nebulosas distantes que podem levar consigo. Inscrições limitadas a um máximo de 5 participantes.
De 18 para 19 Maio – Astrofotógrafo por uma noite
Em apenas duas horas, os participantes aprendem e praticam no parque do OLA as definições que as máquinas fotográficas devem ter para se iniciarem na astrofotografia de paisagem. Inscrições limitadas a um máximo de 5 participantes.

 

Monsaraz N 38° 26′ 35.5″ W 7° 22′ 01.5″
www.olagoalqueva.pt +351 960361906 Last2Ticket


About the author: Observatório do Lago Alqueva

Leave a Reply

Your email address will not be published.