Café Ciência – Albert Einstein para além do ‘Genius’

Prof. Paulo  Crawford

Genius é uma série de televisão americana produzida pela National Geographic, sobre a vida de Albert Einstein, desde a juventude até ao tempo em que trabalhou no Departamento de Patentes, em Berna, e mais tarde, já como professor e investigador, quando concluiu a sua teoria da Relatividade Geral (em Novembro de 1915). A série baseia-se no livro de Walter Isaacson, Einstein: His Life and Universe, publicado em 2007.

Na minha palestra, sobre Einstein, vou-me focar na história da criação da teoria que melhor o caracteriza e o identifica, a Teoria da Relatividade, apesar das outras importantes contribuições de Einstein para o progresso das ciências físicas. Essa análise vai permitir-me salientar como a revolução iniciada por Einstein permanece viva neste princípio do século XXI. Hoje a relatividade do tempo, que varia com a velocidade do observador, e com a intensidade do campo gravítico, é um conceito assente e devidamente confirmado pela experiência. Mas na época em que foi introduzido foi deveras muito difícil abdicar do tempo absoluto, exatamente quando os astrónomos se esforçavam por encontrar uma medida de tempo universal.

Não admira que Einstein e a sua teoria da Relatividade (Restrita e Geral) tenham tido muitos opositores entre os sábios de então, quer fossem cientistas ou filósofos. Mesmo alguns nomes mais célebres, com influência na construção da Relatividade restrita, como Henri Poincaré ou H.A. Lorentz, manifestaram muita relutância em admitir a realidade do tempo relativo de Einstein. Mesmo depois da construção da teoria Geral e da sua confirmação em 1919, ainda assim muitos intelectuais famosos, continuaram a manifestar as suas reservas a alguns dos resultados da relatividade. Hoje, tudo isso mudou, mas novos debates e interrogações ocupam as mentes dos cientistas actuais.

 

Paulo Cawford é Professor Agregado Aposentado da Universidade de Lisboa desde 1 de Julho de 2010, foi docente no Departamento de Física, onde leccionou e desempenhou diversos cargos pedagógicos e directivos. Tem desenvolvido investigação em Gravitação e Cosmologia em vários centros de investigação da FCUL e é actualmente membro do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Universidade de Lisboa. Tem publicado extensivamente, desde o final dos anos 80, sobre Buracos Negros, Wormholes e Estrutura Causal, Cosmologia Relativista, Teoria da Relatividade e Soluções Exactas das Equações de Einstein. Interessa-se, igualmente, pela História da Relatividade, tendo já publicado sobre o eclipse de 1919 e a recepção da relatividade em Portugal, bem como sobre a Génese da Teoria da Relatividade e desenvolve uma forte actividade de divulgação destes tópicos para o grande público.

 

Apoios:

 

Data / Hora
Date(s) - 17/02/2018
18:30 - 19:30

Localização
Observatório do Lago Alqueva

Categorias Sem Categoria


Carregando mapa ....