Outras Terras no Universo?

 

Nuno Cardoso Santos

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

 

A descoberta nos últimos anos de milhares de planetas à volta de outras estrelas mostrou-nos que os sistemas planetários são comuns no Universo. A procura de outras Terras tornou-se num dos temas mais quentes da astrofísica moderna, motivando o desenvolvimento de novos instrumentos e missões espaciais. Mais ainda, a detecção de novos planetas cada vez mais parecidos com a nossa Terra abre enormes perspetivas de um dia podermos responder de forma positiva à pergunta “haverá vida noutros locais do Universo?”. Nesta palestra vamos abordar o tema da procura de planetas em torno de outras estrelas, os chamados planetas extra-solares. As técnicas mais usadas pelos astrofísicos para detetar estes objetos serão descritos de forma simples. Alguns exemplos dos resultados das pesquisas mais recentes serão igualmente mostrados. Finalmente, abordaremos o futuro deste excitante tema científico bem como a participação de Portugal nesta conquista.

 

Biografia:

O investigador do IA Nuno Cardoso Santos. Crédito: Ricardo Cardoso Reis (IA e Planetário do Porto – Centro Ciência Viva)

Nuno C. Santos é investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Professor Auxiliar no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Em 2004, foi o autor principal do artigo onde se publicou a descoberta do primeiro planeta potencialmente rochoso a orbitar outra estrela. Em 2009, foi-lhe atribuído uma starting grant pelo European Research Council, o que lhe permitiu criar uma equipa que conta atualmente com mais de 20 investigadores e estudantes de doutoramento a trabalhar na pesquisa de planetas extrassolares. Autor de mais de 300 artigos científicos em revistas internacionais de grande impacto foi, em 2010, um dos galardoados com o prémio internacional Viktor Ambartsumian, pelos estudos que relacionam as propriedades das estrelas e os seus planetas. É o investigador responsável em Portugal pelos projetos ESPRESSO, NIRPS e HIRES@ELT (ESO), e pelas missões espaciais CHEOPS e PLATO (ESA). Este projetos visam construir instrumentos capazes de detetar e caraterizar planetas semelhantes à Terra que orbitem outras estrelas.

 

 

Data / Hora
Date(s) - 15/12/2018
18:30 - 19:30

Localização
Observatório do Lago Alqueva

Categorias


Carregando mapa ....