Imagem por Migebuff [CC BY-SA 4.0], from Wikimedia Commons

Nas noites de 10 e 11 de Agosto venha ao OLA acompanhar a chuva de Estrelas das Perseidas.

A chuva de estrelas das Perseidas é um dos eventos astronómicos mais aguardados do ano. O fenómeno que enriquece as noites quentes de Agosto resulta de a Terra atravessar nesta época do ano o rasto de poeiras deixadas pelo cometa Swift-Tuttle. De cada vez que um destes pequenos detritos de cometa entra no nossa atmosfera, observa-se uma estrela cadente (meteoro).

Este ano as Perseidas acontecem debaixo de condições ideais de observação, com a Lua Nova a ocorrer a 11 de Agosto. Nestas noites, o OLA terá a normal sessão de observação pelas 21h30 até às 00h00. Depois as observações à vista desarmada manter-se-ão pela noite dentro. Os telescópios permanecerão montados até às 02h00 para observação de outros objectos durante a noite.

Traga consigo um agasalho e uma manta ou um colchão de yoga e venha aprender mais sobre as Perseidas e sobre o Universo enquanto observa este espectáculo natural connosco. Existe possibilidade de pernoite em tenda em zona de acampamento com casas-de-banho disponíveis.

Aplica-se o precário normal das sessões de observação. Ver aqui. Participantes com telescópio têm entrada gratuita nestes dois dias do evento.

 

Apoios:

 

 

Data / Hora
Date(s) - 10/08/2018 - 12/08/2018
21:30 - 2:00

Localização
Observatório do Lago Alqueva

Categorias


Carregando mapa ....