Newsletter – Maio 2019

Newsletter Maio 2019

Observatório do Lago Alqueva - OLA
Novidades
Escolas e escuteiros visitaram o OLA
Em Abril visitaram o OLA 300 Lobitos e Exploradores de vários distritos numa atividade organizada pelo agrupamento 320 de Évora. Visitaram também 80 alunos do 3º ano da Escola de Reguengos de Monsaraz.
Em Maio e Junho o Observatório do Lago Alqueva espera por si!
De Terça a Sábado às 21h30
Observação Astronómica
Uma visita guiada pelo céu magnífico de Monsaraz onde se pode aprender a orientação pela polar, identificar as constelações e conhecer as suas lendas, relacionar a cor das estrelas com as suas idades, observar enxames de estrelas, nebulosas e galáxias distantes com a ajuda de telescópios. As explicações são feitas em linguagem acessível pelos guias do OLA.
Sábados às 16h30
Sábados Astronómicos
Todos os Sábados à tarde, o OLA realiza actividades para crianças, onde os pequenos cientistas aprendem mais sobre Ciência e Astronomia de forma divertida num ambiente descontraído. Verifique aqui o calendário de atividades.
Exposição de fotografia: Céu e Mar
A partir de Maio, está patente uma exposição de fotografias astronómicas e subaquáticas pelo professor Pedro Ré.

11 Mai – Dia Aberto
Nesta data o OLA irá comemorar o aniversário da conclusão do edifício e início oficial das actividades do observatório. Neste dia temos actividades para crianças, música, café ciência e muitas observações.

11 Mai às 21h30 – Café Ciência: O lado escuro da força
Dr. Tiago Barreiro (IA e U. Lusófona) irá mostrar-nos que mais de 90% do nosso Universo pertence ao lado escuro de que pouco ou quase nada se sabe. Vamos descobrir como é que sabemos tão pouco sobre o Universo e iluminar um pouco o Universo Escuro.

18 Mai – Curso de Astronomia II – Galáxias, os tijolos do nosso Universo
Neste curso, o Dr. Buitrago (IA) introduzirá conceitos como a classificação das galáxias, a sua formação e evolução bem como a sua distribuição espacial.

25 Mai às 23h45 – Astrofotógrafo por uma noite
Iniciativa destinada a quem deseja iniciar-se na astro-fotografia de paisagem. Em apenas duas horas, os participantes exploram as definições que as máquinas fotográficas devem ter para adquirir as imagens noturnas numa curta introdução teórica, seguida de parte prática no terreno do OLA.

8 Jun – Festival Terras sem Sombra
O OLA tem o prazer de participar na edição de Barrancos do Festival Terras Sem Sombra de 2019 com a atividade “Ler o Céu e as suas Tradições: Da Astrologia à Astrofísica”. Esta sessão tem ainda a participação da APAA e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
15 Jun às 21h30 – Café Ciência: Curvando a luz, de Eddington aos buracos negros
Nesta palestra, o prof. Carlos Herdeiro apresentará o efeito de lente gravitacional forte em redor desses misteriosos objetos chamados buracos negros e as tentativas em curso para medir esse efeito e, em particular, a “sombra” de um buraco negro.

22 Jun às 23h45 – Astrofotógrafo por uma noite
Iniciativa destinada a quem deseja iniciar-se na astro-fotografia de paisagem. Em apenas duas horas, os participantes exploram as definições que as máquinas fotográficas devem ter para adquirir as imagens noturnas numa curta introdução teórica, seguida de parte prática no terreno do OLA.

29 Jun – Curso de fotografia solar e de céu profundo
Curso coordenado em parceria com a APAA. Os participantes podem seguir e experimentar o processamento regular de aquisição de imagens do sol e de céu profundo e aprender a processá-las.

 

Consulte os nossos eventos aqui

 

+351 960361906
geral@olagoalqueva.pt
Monsaraz
N 38° 26′ 35.5″ W 7° 22′ 01.5″
www.olagoalqueva.pt Last2Ticket

 

 

About the author: Observatório do Lago Alqueva